Livro Cavalo de Santo será lançado nesta sexta-feira
Gaúcha radicada no Rio de Janeiro, Mirian Fichtner já trabalhou em alguns dos principais jornais e revistas do país. Foto: Roberto Witter.
A fotógrafa Mirian Fichtner lança em Rio Grande o livro Cavalo de Santo – Religiões afro-gaúchas nesta sexta-feira às 19 horas, no Sobrado dos Azulejos. A obra fotográfica é resultado de minuciosa pesquisa de campo, de mais de 4 anos, que teve origem na constatação do IBGE, no censo de 2000, de que o Rio Grande do Sul é o estado que concentra, proporcionalmente, o maior número de adeptos declarados, bem como terreiros, de religiões africanas no Brasil.O projeto já rendeu uma exposição em 2008, que esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Para realizar o trabalho, Mirian contou com o apoio do jornalista e produtor cultural Carlos Caramez e do antropólogo Ari Pedro Oro, um dos maiores especialistas em religiões do país.
Através de fotos, a autora revela a singularidade, a força e a dimensão social e humana de práticas populares quase invisíveis no Estado, trazendo para o centro da cena a cultura das religiões de matriz africana em terras gaúchas. Destaca a pujança e a beleza de rituais e festas, assim como os seus principais personagens e as inúmeras vertentes das manifestações de fé: o batuque, a umbanda e a linha cruzada. Com a proposta de traduzir visualmente um dos mais emblemáticos fundamentos dessas religiões, a união do belo e do sagrado, Mirian mergulhou nessa realidade e testemunhou rituais nunca antes registrados por uma câmera fotográfica.
- Fotografei pais e mães-de-santo com mais de 50 anos de feitura e encontrei um povo de religião orgulhoso de sua fé e da sua cultura. Gente guerreira, incansável no trabalho diário de materializar rituais, preparar oferendas, festas, atender pessoas e manter esta cultura ancestral viva -ressalta Mirian que, entre 2006 e 2010, pesquisou cem terreiros, visitou mais de 30 casas e escolheu 13 para documentar, produzindo mais de 10.000 fotos.
Com destaque para o aspecto plástico, a força das cores, da poesia e da fé, o livro tem tratamento de arte, capa dura, no formato 28cmX28cm, em 5 cores, 168 páginas, com 153 fotos e textos bilíngües (português-inglês).
Lançamento em Rio Grande
A autora escolheu a cidade de Rio Grande como o único município fora as capitais a ser contemplado com o lançamento do livro. Uma das personalidades religiosas fotografadas é a Mãe Graça d'Oxum Taladê.
Exposição
Junto ao lançamento do livro também será inaugurada a exposição com 18 fotografias de Mirian Fichtner, tamanho 1,05m x 75 cm, tiradas ao longo dos quatro anos de trabalho para a feitura do livro “Cavalo de Santo”. A exposição estará aberta à visitação no Sobrado dos Azulejos até o dia 20 de maio.
A autora
Gaúcha radicada no Rio de Janeiro, Mirian Fichtner nasceu em Porto Alegre, formou-se em jornalismo pela PUCRS e trabalhou nos principais jornais brasileiros como Zero Hora, O Globo, O Dia, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, e para as revistas Veja, Exame, Época e IstoÉ. Já conquistou oito prêmios nacionais e internacionais, é co-autora de vários livros de fotografia e realizou exposições em importantes espaços no Brasil e no exterior. Além de Cavalo de Santo, que está lançando agora, é autora do livro A vida que corre dentro dos ônibus, de 2011. Em 2006, criou aPluft Fotografias que atua na área editorial e corporativa com o foco em relatórios anuais, livros e projetos de comunicação empresarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário