Ervas
É conhecida a importância dos vegetais nos rituais afro-brasileiros, devido aos efeitos que estes causam àqueles que deles se utilizam como também, devido ao valor simbólico dos vegetais no contexto geral das religiões de influência africana.
O uso litúrgico de folhas, sementes, raízes e frutos é por demais complexo, pois varia de região, e sobretudo o uso se amplia ou diminui de um terreiro para outro ou até mesmo se excluem, em se tratando de nações diferentes. Uma espécie de folha pode ser do Orixá Ogum, na Bahia, e a mesma folha, no Rio de Janeiro, pertencer ao Orixá Ogum. Seu uso varia também em relação ao que se chama no Brasil de nação, pois uma folha pode ser predileta de um deus, no candomblé Ketu, e ser rejeitada por todo povo Jeje (Portugal, 1987).
O conhecimento das ervas utilizadas em remédios ou em vários rituais era uma atribulação do alossaim, cultuador do Orixá Ossaim.
Umbanda
Utiliza-se Litúrgica e Ritualisticamente, as ervas de nossa flora, para amacís, imantações, banhos de descarga, etc... As plantas dos Orixás se dividem em 3 grupos primordiais, à saber: POSITIVAS, NEGATIVAS e NEUTRAS.
As plantas Positivas, Neutras e Negativas, são assim catalogadas, conforme a fase lunar da colheita.
- Positivas - deverão ser colhidas na fase crescente ou cheia
- Neutras - deverão ser colhidas na fase nova
- Negativas - deverão ser colhidas na fase minguante
Entretanto a sua polarização final vai sempre depender das seguintes condições explícitas:
- Vibração de quem vai usá-la
- Vibração das demais ervas utilizadas
- Vibração da intenção com que serão usadas
POSITIVAS: São ervas que, quando usadas, só positivam, não podendo ser intrinsecamente usadas para outro tipo de trabalho.
NEUTRAS: São todas as ervas que servem para, material ou espiritualmente, neutralizar o efeito de outras ervas, o efeito de doenças, assim como o efeito de vibrações negativas e/ou positivas.
NEGATIVAS: São ervas usadas explicitamente para negativar.
A erva é sempre positiva quando colhida nos dois primeiros dias da lunação respectiva, a dita erva torna-se neutra quando colhida nos 3o, 4 o e 5 o dias da lunação, e negativa quando colhida nos 6 o e 7 o dias da lunação. Diz-se Dia de Lunação, porque as ervas devem ser colhidas da 6hs às 18hs, portanto sob o efeito dos raios solares ( apesar de regidas pelas fases da lua ). Jamais deve-se colher uma erva antes das 6hs ou depois das 18hs, como também, nunca se deve plantar qualquer erva no mesmo período
Relação de Ervas por Orixás
Linha de Oxalá
- Agapanto
- Agrião do Pará
- Alecrim
- Alecrim da Serra
- Alecrim de Caboclo
- Alecrim de Tabuleiro
- Alecrim do Campo
- Alfavaca
- Algodoeiro
- Algodoeiro Americano
- Algodoeiro Arbóreo
- Alumã
- Amendoeira
- Angélica
- Aperta Ruão
- Baunilha verdadeira
- Bétis Branco
- Bétis Cheiroso
- Bétis Cheiroso
- Boldo
- Calistemo
- Camélia
- Camomila
- Campainha
- Cana de Macaco
- Cara moela
- Carnaúba
- Caruru
- Catinga de Mulata
- Chapéu de Couro
- Cinco Folhas
- Cipó Cravo
- Colônia
- Coqueiro
- Cravo da Índia
- Dama da Noite
- Dendezeiro
- Douradinha
- Erva de Bicho
- Erva de Jaboti
- Erva Prata
- Erva Vintém
- Espinheira Santa
- Espirradeira
- Estoraque Brasileiro
- Eucalipto Cidra
- Fava de Tonca
- Fava Pichuri
- Folha da Costa
- Folha da Fortuna
- Funcho
- Girassol
- Guaco
- Guandu
- Guanxima
- Hortelã da horta
- Jasmim do Cabo
- Laranjeira
- Limo da Costa
- Língua de Vaca
- Lírio do Brejo
- Macaxeira
- Malva
- Malva Cheirosa
- Malva do Campo
- Mamona
- Mamona Branca
- Mandioca
- Manjericão da Folha Miúda
- Manjericão de Folha Larga
- Mastruço
- Mil em Rama
- Milho Branco
- Murta
- Nenúfar Branco
- Noz moscada
- Obí
- Parietária
- Rosa Branca
- Sálvia
- Sangue de Cristo
- Tabaco
- Tulipeira
- Umbu
Linha das Senhoras
- Abiu
- Abóbora
- Agapanto
- Agoniada
- Agrião do Pará
- Aguapê
- Alamanda
- Alcaparreira
- Alface
- Alfavaca
- Alfavaca Roxa
- Alfazema do Brasil
- Alga Marinha
- Alho
- Altéia
- Ameixeira
- Amor Perfeito
- Andiroba
- Angelicó
- Angelim Amargoso
- Angico da folha miúda
- Anis Estrelado
- Aperta Ruão
- Araça da praia
- Arapoca-branca
- Araticum Bravo
- Araticum de Areia
- Arnica
- Arnica Brasileira
- Arnica do Mato
- Arrozinho
- Assa peixe
- Avenca
- Azedinha
- Baba de Boi
- Babosa
- Bambu
- Bananeira
- Bananeira da India
- Bananeira de Jardim
- Barba de Velho
- Batata Doce
- Batatinha
- Beldroega
- Beldroega Grande
- Bem Me Quer
- Benção de Deus
- Bertalha
- Bétis Branco
- Bétis Cheiroso
- Brejaúva
- Cabaça
- Cajazeira
- Calêndula
- Cambuí amarelo
- Camomila
- Canafístula
- Canela de Velho
- Capeba
- Capim Rabo de Burro
- Capixingui
- Carobinha
- Carobinha do Campo
- Carrapicho
- Caruru
- Casuarina
- Catinga de Mulata
- Cavalinha
- Cebola do Mato
- Cedrinho
- Celidônia maior
- Chalota
- Cinco Chagas
- Cipó Chumbo
- Cipreste
- Coco de Purga
- Coentro
- Coerana
- Colônia
- Coqueiro
- Coqueiro de Vênus
- Cordão de Frade
- Corredeira
- Cravo da Índia
- Dormideira
- Douradinha
- Dracena Listrada
- Embaúba
- Embaúba - Branca
- Erva Andorinha
- Erva Capitão
- Erva Cidreira
- Erva de Bicho
- Erva de Jaboti
- Erva de Passarinho
- Erva de Sangue
- Erva de Santa Luzia
- Erva de Santa Maria
- Erva Grossa
- Erva Moura
- Erva Pombinha
- Erva Prata
- Erva Tostão
- Erva Vintém
- Espada de Yansã
- Espirradeira
- Estoraque Brasileiro
- Eucalipto-limão
- Fava Pichuri
- Figo Benjamim
- Figueira comum
- Flamboyant
- Flamboyanzinho
- Flor de Lótus
- Flor de Lótus
- Folha da Costa
- Folha da Riqueza
- Folha de Dez Réis
- Folha de Fogo
- Fruta da Condessa
- Gengibre
- Gervão
- Gravíola
- Guabiroba
- Guararema
- Hortelã Brava
- Hortelã da Horta
- Ingá-bravo
- Inhame
- Inhame Selvagem
- Ipê-amarelo
- Iúca
- Jaborandi
- Jacinto D'Agua
- Jaqueira
- Jenipapeiro
- Jenipapo
- Jequitibá Rosa
- Jerivá
- Jibóia
- Jupati
- Leiteirinho
- Língua de Galinha
- Língua de Galinha
- Lírio do Brejo
- Louro
- Macaçá
- Macieira
- Mãe Boa
- Mal-me-quer do Campo
- Malmequer Miúdo
- Malva
- Malva Rosa
- Malva Roxa
- Manacá
- Mangue Vermelho
- Manjericão da Folha Miúda
- Manjericão de Folha Larga
- Manjericão Roxo
- Maravilha
- Maria Preta Verdadeira
- Marianinha
- Maricotinha
- Mastruço
- Mato Pasto
- Melão D'agua
- Melão de São Caetano
- Milho Alho
- Milho Vermelho
- Morcegueira
- Musgo
- Musgo marinho
- Nenúfar Branco
- Nim
- Nove Horas
- Panacéia
- Papo de Peru
- Para Ráio
- Parietária
- Pariparoba
- Pata de Vaca
- Pata de Vaca Rosa
- Pata de Vaca Roxa
- Patchouli
- Pau Conta
- Periquitinho
- Picão da Praia
- Picão Preto
- Pinhão Branco
- Pinhão Roxo
- Piteira imperial
- Poejo
- Quaresma
- Quaresminha Rasteira
- Quebra Pedra
- Quiabo Roxo
- Quitoco
- Rabujo
- Sabugueiro
- Salsa Brava
- Salsa da Praia
- Samambaia
- Samambaia de Poço
- Sapê
- Sete Sangrias
- Sumaré do Mato
- Taioba
- Taquaril
- Tomate
- Tribulus
- Trombeta Roxa
- Trombeteira branca
- Tulipeira
- Unha de Vaca
- Urtiga Mamão
- Urtiga Vermelha
- Vassourinha de Relógio
- Vassourinha Doce
- Velame do campo
- Velame verdadeiro
- Vitória Régia
- Viuvinha
Linha de Ibeji
Linha de Xangô
- Alfavaca
- Alfavaca Roxa
- Amor agarradinho
- Angelicó
- Aperta Ruão
- Aroeira
- Azedinha
- Baobá
- Beldroega Grande
- Benção de Deus
- Bétis Cheiroso
- Bilreiro
- Cabaça
- Camapu
- Cambará
- Capim Rabo de Burro
- Caruru
- Caruru da Bahia
- Castanha do Pará
- Cavalinha
- Embaúba
- Erva de São João
- Erva Tostão
- Espirradeira
- Fava de Xangô
- Flamboyant
- Flamboyanzinho
- Folha da Fortuna
- Folha de Fogo
- Gameleira
- Gameleira Branca
- Gervão Roxo
- Gôfer
- Jaborandi
- Jaqueira
- Junquinho
- Levante
- Macaxeira
- Macieira
- Mandioca
- Manjerona
- Mimo de vênus
- Monsenhor Amarelo
- Morangueiro
- Mulungu
- Musgo da Pedreira
- Nega-mina
- Nim
- Panacéia
- Para Ráio
- Pau de Colher
- Pau-Pereira
- Pessegueiro
- Pinhão Branco
- Pinhão Roxo
- Pixirica
- Quiabo
- Quiabo Roxo
- Romanzeira
- Sabugueiro
- Taquaruçu
- Tiririca
- Urucuzeiro
- Vence Demanda
Linha de Ogum
- Abre Caminho
- Açoita Cavalo
- Açucena rajada
- Agrião
- Akòko
- Alumã
- Ameixeira
- Aroeira
- Aroeira Branca
- Aroeira Vermelha
- Botão de Santo Antônio
- Bredo de Espinho
- Cabeluda
- Cajazeira
- Cana do Brejo
- Canjerana
- Carrapicho
- Caruru
- Cipó Chumbo
- Colônia
- Coqueiro
- Costela de Adão
- Cravo Vermelho
- Crista de Galo
- Dendezeiro
- Dracena Listrada
- Espada de São Jorge
- Espelina Falsa
- Flor de lã
- Goiabeira
- Grumixameira
- Guarabu
- Guiné
- Helicônia
- Inhame Selvagem
- Jabuticaba
- Jambo Amarelo
- Jambo Encarnado
- Japecanga
- Jatobá
- Jenipapo
- Leiteirinho
- Limão Bravo
- Lírio do Brejo
- Losna
- Mangueira
- Milho
- Milho Vermelho
- Óleo Pardo
- Palma Vermelha
- Pau Ferro do Ceará
- Peregun
- Periquitinho
- Pinhão Branco
- Piripíri
- Poinsétia
- Porangaba
- Romanzeira
- Sangue de Dragão
- São Gonçalinho
- Sapê
- Sumaúma
- Tanchagem
- Tribulus
- Tulipa
- Vence Demanda
Linha de Oxossi
- Acácia
- Acácia Branca
- Akòko
- Alecrim
- Alecrim de Caboclo
- Alfavaca do Campo
- Alfazema de Caboclo
- Araça da praia
- Araça de coroa
- Araça do campo
- Assa peixe
- Brejaúva
- Cabelo de milho
- Capim Limão
- Carqueja
- Carrapichinho Beiço de Boi
- Carrapicho
- Caruru
- Chapéu de Couro
- Chifre de Veado
- Cipó Caboclo
- Cipó Camarão
- Cipó Cravo
- Colônia
- Coqueiro
- Cordão de Frade
- Douradinha
- Erva de Passarinho
- Espinheira Santa
- Fumo Bravo
- Goiabeira
- Groselha
- Groselha Branca
- Guaco
- Guaxima Cor de Rosa
- Guiné
- Jacatirão
- Janaúba
- Jurema branca
- Jurubeba
- Malva
- Milho
- Milho Vermelho
- Peregun
- Periquitinho
- Pinhão Branco
- Pitangatuba
- São Gonçalinho
- Sapê
- Tribulus
Linha das Almas
- Agapanto
- Agoniada
- Alamanda
- Alfavaca
- Alfavaca Roxa
- Alho
- Araticum de Areia
- Baba de Boi
- Babosa
- Barba de Velho
- Beldroega
- Cabaça
- Canela de Velho
- Capixingui
- Carobinha
- Carobinha do Campo
- Cebola do Mato
- Celidônia maior
- Cipó Chumbo
- Coco de Purga
- Coentro
- Coerana
- Cordão de Frade
- Erva de Bicho
- Erva de Passarinho
- Erva de Santa Maria
- Erva Grossa
- Erva Moura
- Estoraque Brasileiro
- Figo Benjamim
- Gervão
- Guararema
- Hortelã Brava
- Jenipapeiro
- Jerivá
- Jupati
- Mangue Vermelho
- Maria Preta Verdadeira
- Mastruço
- Mato Pasto
- Melão de São Caetano
- Milho Alho
- Musgo
- Panacéia
- Pata de Vaca
- Picão da Praia
- Piteira imperial
- Quebra Pedra
- Quitoco
- Rabujo
- Sabugueiro
- Samambaia
- Sapê
- Sete Sangrias
- Sumaré do Mato
- Trombeteira branca
- Urtiga Mamão
- Urtiga Vermelha
- Velame do campo
- Velame verdadeiro
Relação de Frutas por Orixás
Linha de Oxalá
- Araçazeiro (gúrọ́fà)
- Coco (àgbọn)
- Fruta Pão (gberebúùtù)
- Mamão (ìbẹ́pẹ́)
- Tamarineiro (ajàgbọn)
- Uva Branca (àjara funfun)
Linha das Senhoras
- Abacaxi (ọ́pẹ òyìnbó)
- Abiu Roxo (osàn ẹ̀dùn)
- Ameixa (èso kan bí ìyeyè)
- Amêndoa
- Banana (ọ̀gẹ̀dẹ̀)
- Banana da Terra (ọ̀gẹ̀dẹ̀ wẹrẹ)
- Banana Ouro (ọ̀gẹ̀dẹ̀ àgbagbà)
- Banana Prata (ọ̀gẹ̀dẹ̀ àgbagbà)
- Banana São Tomé (ọ̀gẹ̀dẹ̀ àgbagbà)
- Bergamota
- Cajá (ìyeyè)
- Cajá Manga
- Caqui
- Carambola
- Damasco (èso òyìnbó kan)
- Figo (èso ọ̀pọ̀tọ́)
- Framboesa (ẹ́yà àgbáyun kan)
- Goiaba (guaba)
- Grandiúva (àfẹ́rẹ̀)
- Jaca
- Laranja (ọsán)
- Laranja Bahia (ọsán)
- Maçã (èso òro òyìnbó)
- Mamão (ìbẹ́pẹ́)
- Manga (mángòrò)
- Manga Rosa
- Maracujá (kankinse)
- Melancia (bàrà)
- Melão (ẹ̀gúsí)
- Mexerica
- Morango (irú èso dídùn kan)
- Nespereira
- Pêssego
- Pitanga (ítà)
- Romã (àgbá)
- Uva (èso àjara)
- Zimbro
Linha de Ibeji
- Maracujá (kankinse)
Linha de Xangô
- Abiu (osàn àgbàlùmò)
- Abricó (èso òyìnbó kan)
- Banana (ọ̀gẹ̀dẹ̀)
- Cacau (kòkó)
- Caqui
- Coco (àgbọn)
- Fruta de Conde (ata)
- Goiaba (guaba)
- Maçã (èso òro òyìnbó)
- Mamão (ìbẹ́pẹ́)
- Manga (mángòrò)
- Maracujá (kankinse)
- Marmeleiro
- Melancia (bàrà)
- Melão (ẹ̀gúsí)
- Morango (irú èso dídùn kan)
- Orogbo (orógbó)
- Pêssego
- Tamarineiro (ajàgbọn)
Linha de Ogum
- Abacateiro (igi itobi)
- Ameixa (èso kan bí ìyeyè)
- Amora (ẹ́yà àgbáyun dúdú kan)
- Cajá (ìyeyè)
- Cajá Manga
- Caju (kajù)
- Cana
- Goiaba (guaba)
- Laranja (ọsán)
- Manga (mángòrò)
- Marmeleiro
Linha de Oxossi
- Banana (ọ̀gẹ̀dẹ̀)
- Coco (àgbọn)
- Goiaba (guaba)
- Mamão (ìbẹ́pẹ́)
Linha das Almas
- Abacaxi (ọ́pẹ òyìnbó)
- Jaca
Uso das Folhas
Amací
Compreende um preparado especial à base de ervas maceradas em água. É usado para banhar os iniciados. Uma grande variedade de ervas pode entrar na composição dos amacís. A seleção das espécies é feita pelo pai ou mãe de santo, respeitando o Orixá regente. Nesse sentido, as plantas que são empregadas no amací são aquelas que pertencem à divindade. A utilização do amací visa conferir maior interação entre o orixá e o iniciado, fortalecendo os laços. (Albuquerque, 1995).
Banhos de Descarga
É o mais conhecido, e como o próprio nome diz, o Banho de Descarga (ou descarrego) serve para descarregar e limpar o corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio, olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns. Este banho pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que seguindo as recomendações das Entidades/Guias Espirituais ou do seu Pai ou Mãe de Santo.
Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Conforme vivemos, vamos passando por vários ambientes, trocamos impressões com todo o tipo de indivíduo e como estamos num planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Todos estes pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e etc., que vão se aderindo à aura das pessoas. Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando nesta faixa vibratória.
Banho de Descarga com Ervas
Quando feito com ervas, as mesmas devem ser colhidas por pessoas capacitadas para tal, em horas e condições exigidas, entretanto, podem ser usadas também as adquiridas no comércio (frescas), desde que quem vá usá-las, as conheça.
Banhos com essências também devem ser utilizados com cuidado, pois contêm muita vibração, somente administrados por pessoas capacitadas.
O banho de descarga mais usado é feito com ervas positivas, variando de acordo com os fluídos negativos acumulados que uma pessoa está carregando, e de acordo com os orixás que a pessoa traz em sua cabeça. O banho de descarga com ervas deve ser tomado após o banho rotineiro, de preferência com sabão da costa, sabão neutro ou sabão de coco.
Um banho de descarga não deve ser jogado brutalmente pelo corpo e sim suavemente, com o pensamento voltado para as falanges que vibram naquelas ervas ali contidas. Ao tomarmos o banho de descarrego podemos também entoar um ponto cantado, chamando os guias que vibram com aquelas ervas ali maceradas.
Ao terminarmos o banho de descarga, devemos recolher as ervas e "despachá-las" em algum local de vibração da natureza como, por exemplo, num Rio (rio abaixo), no mar, numa mata, etc.; Ou até mesmo em água corrente.
Hoje em dia há banhos de descarga que são comprados prontos, mas não são recomendados, pois muitos não são preparados com o rigor que deveriam ser. Pois para preparar um banho, devemos colher as ervas certas, caso contrário, não há efeito positivo e/ou completo.
Após um Banho de Descarga, é aconselhável, que se tome algum Banho de Energização, com ervas de Oxalá, ou com as ervas do Orixá do médium.
Defumadores
É um preparado de ervas secas, com propriedades curativas e de proteção, sendo muito usado nesta categoria o Fumo (Nicotiana tabacum), associado á outras ervas. Representa traço marcante da cultura ameríndia adaptada aos cultos africanos no Brasil (Albuquerque, 1995).
Desde os tempos imemoriais, dos homens das cavernas, que a queima de ervas e resinas é atribuída a possibilidade da modificação ambiental, através da mesma. Na Umbanda, como em outras religiões, seitas e dogmas, usa-se também desse expediente, ao qual chamamos de Defumador, que tem a função precípua de equilibrar o ambiente de trabalho de acordo com a necessidade. O defumador pode ser de três tipos, à saber:
- Mantenedor do equilíbrio: tem por finalidade reforçar o equilíbrio já existente no ambiente, e para tal serão usadas as seguintes essências: Incenso, Benjoim e Mirra.
- Positivador do equilíbrio: tem por finalidade reforçar a parte positiva, para equilibrar as negativações, principalmente se existirem assistentes externos à corrente fraterna, e para tal serão usadas as seguintes essências: Alecrim, Incenso e Benjoim.
- Negativador de equilíbrio: tem por finalidade negativar totalmente o ambiente, reforçando a parte negativa. Por motivos de segurança, e para evitar que um leitor se quede à fazê-lo, deixamos propositadamente de dar as essências necessárias, o que só poderá ser ministrado à alguns, e escolhidos a dedo.
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