domingo, 4 de dezembro de 2011




Ervas
É conhecida a importância dos vegetais nos rituais afro-brasileiros, devido aos efeitos que estes causam àqueles que deles se utilizam como também, devido ao valor simbólico dos vegetais no contexto geral das religiões de influência africana.
O uso litúrgico de folhas, sementes, raízes e frutos é por demais complexo, pois varia de região, e sobretudo o uso se amplia ou diminui de um terreiro para outro ou até mesmo se excluem, em se tratando de nações diferentes. Uma espécie de folha pode ser do Orixá Ogum, na Bahia, e a mesma folha, no Rio de Janeiro, pertencer ao Orixá Ogum. Seu uso varia também em relação ao que se chama no Brasil de nação, pois uma folha pode ser predileta de um deus, no candomblé Ketu, e ser rejeitada por todo povo Jeje (Portugal, 1987).
O conhecimento das ervas utilizadas em remédios ou em vários rituais era uma atribulação do alossaim, cultuador do Orixá Ossaim.
Umbanda
Utiliza-se Litúrgica e Ritualisticamente, as ervas de nossa flora, para amacís, imantações, banhos de descarga, etc... As plantas dos Orixás se dividem em 3 grupos primordiais, à saber: POSITIVAS, NEGATIVAS e NEUTRAS.
As plantas Positivas, Neutras e Negativas, são assim catalogadas, conforme a fase lunar da colheita.
  • Positivas - deverão ser colhidas na fase crescente ou cheia
  • Neutras - deverão ser colhidas na fase nova
  • Negativas - deverão ser colhidas na fase minguante
Entretanto a sua polarização final vai sempre depender das seguintes condições explícitas:
  • Vibração de quem vai usá-la
  • Vibração das demais ervas utilizadas
  • Vibração da intenção com que serão usadas
POSITIVAS: São ervas que, quando usadas, só positivam, não podendo ser intrinsecamente usadas para outro tipo de trabalho.
NEUTRAS: São todas as ervas que servem para, material ou espiritualmente, neutralizar o efeito de outras ervas, o efeito de doenças, assim como o efeito de vibrações negativas e/ou positivas.
NEGATIVAS: São ervas usadas explicitamente para negativar.
A erva é sempre positiva quando colhida nos dois primeiros dias da lunação respectiva, a dita erva torna-se neutra quando colhida nos 3o, 4 o e 5 o dias da lunação, e negativa quando colhida nos 6 o e 7 o dias da lunação. Diz-se Dia de Lunação, porque as ervas devem ser colhidas da 6hs às 18hs, portanto sob o efeito dos raios solares ( apesar de regidas pelas fases da lua ). Jamais deve-se colher uma erva antes das 6hs ou depois das 18hs, como também, nunca se deve plantar qualquer erva no mesmo período
Relação de Ervas por Orixás
Linha de Oxalá
Linha das Senhoras
Linha de Ibeji
Linha de Xangô
Linha de Ogum
Linha de Oxossi
Linha das Almas
Relação de Frutas por Orixás
Linha de Oxalá
  • Araçazeiro (gúrọ́fà)
  • Coco (àgbọn)
  • Fruta Pão (gberebúùtù)
  • Mamão (ìbẹ́pẹ́)
  • Tamarineiro (ajàgbọn)
  • Uva Branca (àjara funfun)
Linha das Senhoras
  • Abacaxi (ọ́pẹ òyìnbó)
  • Abiu Roxo (osàn ẹ̀dùn)
  • Ameixa (èso kan bí ìyeyè)
  • Amêndoa
  • Banana (ọ̀gẹ̀dẹ̀)
  • Banana da Terra (ọ̀gẹ̀dẹ̀ wẹrẹ)
  • Banana Ouro (ọ̀gẹ̀dẹ̀ àgbagbà)
  • Banana Prata (ọ̀gẹ̀dẹ̀ àgbagbà)
  • Banana São Tomé (ọ̀gẹ̀dẹ̀ àgbagbà)
  • Bergamota
  • Cajá (ìyeyè)
  • Cajá Manga
  • Caqui
  • Carambola
  • Damasco (èso òyìnbó kan)
  • Figo (èso ọ̀pọ̀tọ́)
  • Framboesa (ẹ́yà àgbáyun kan)
  • Goiaba (guaba)
  • Grandiúva (àfẹ́rẹ̀)
  • Jaca
  • Laranja (ọsán)
  • Laranja Bahia (ọsán)
  • Maçã (èso òro òyìnbó)
  • Mamão (ìbẹ́pẹ́)
  • Manga (mángòrò)
  • Manga Rosa
  • Maracujá (kankinse)
  • Melancia (bàrà)
  • Melão (ẹ̀gúsí)
  • Mexerica
  • Morango (irú èso dídùn kan)
  • Nespereira
  • Pêssego
  • Pitanga (ítà)
  • Romã (àgbá)
  • Uva (èso àjara)
  • Zimbro
Linha de Ibeji
  • Maracujá (kankinse)
Linha de Xangô
  • Abiu (osàn àgbàlùmò)
  • Abricó (èso òyìnbó kan)
  • Banana (ọ̀gẹ̀dẹ̀)
  • Cacau (kòkó)
  • Caqui
  • Coco (àgbọn)
  • Fruta de Conde (ata)
  • Goiaba (guaba)
  • Maçã (èso òro òyìnbó)
  • Mamão (ìbẹ́pẹ́)
  • Manga (mángòrò)
  • Maracujá (kankinse)
  • Marmeleiro
  • Melancia (bàrà)
  • Melão (ẹ̀gúsí)
  • Morango (irú èso dídùn kan)
  • Orogbo (orógbó)
  • Pêssego
  • Tamarineiro (ajàgbọn)
Linha de Ogum
  • Abacateiro (igi itobi)
  • Ameixa (èso kan bí ìyeyè)
  • Amora (ẹ́yà àgbáyun dúdú kan)
  • Cajá (ìyeyè)
  • Cajá Manga
  • Caju (kajù)
  • Cana
  • Goiaba (guaba)
  • Laranja (ọsán)
  • Manga (mángòrò)
  • Marmeleiro
Linha de Oxossi
  • Banana (ọ̀gẹ̀dẹ̀)
  • Coco (àgbọn)
  • Goiaba (guaba)
  • Mamão (ìbẹ́pẹ́)
Linha das Almas
  • Abacaxi (ọ́pẹ òyìnbó)
  • Jaca
Uso das Folhas
Amací
Compreende um preparado especial à base de ervas maceradas em água. É usado para banhar os iniciados. Uma grande variedade de ervas pode entrar na composição dos amacís. A seleção das espécies é feita pelo pai ou mãe de santo, respeitando o Orixá regente. Nesse sentido, as plantas que são empregadas no amací são aquelas que pertencem à divindade. A utilização do amací visa conferir maior interação entre o orixá e o iniciado, fortalecendo os laços. (Albuquerque, 1995).
Banhos de Descarga
É o mais conhecido, e como o próprio nome diz, o Banho de Descarga (ou descarrego) serve para descarregar e limpar o corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio, olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns. Este banho pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que seguindo as recomendações das Entidades/Guias Espirituais ou do seu Pai ou Mãe de Santo.
Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Conforme vivemos, vamos passando por vários ambientes, trocamos impressões com todo o tipo de indivíduo e como estamos num planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Todos estes pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e etc., que vão se aderindo à aura das pessoas. Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando nesta faixa vibratória.
Banho de Descarga com Ervas
Quando feito com ervas, as mesmas devem ser colhidas por pessoas capacitadas para tal, em horas e condições exigidas, entretanto, podem ser usadas também as adquiridas no comércio (frescas), desde que quem vá usá-las, as conheça.
Banhos com essências também devem ser utilizados com cuidado, pois contêm muita vibração, somente administrados por pessoas capacitadas.
O banho de descarga mais usado é feito com ervas positivas, variando de acordo com os fluídos negativos acumulados que uma pessoa está carregando, e de acordo com os orixás que a pessoa traz em sua cabeça. O banho de descarga com ervas deve ser tomado após o banho rotineiro, de preferência com sabão da costa, sabão neutro ou sabão de coco.
Um banho de descarga não deve ser jogado brutalmente pelo corpo e sim suavemente, com o pensamento voltado para as falanges que vibram naquelas ervas ali contidas. Ao tomarmos o banho de descarrego podemos também entoar um ponto cantado, chamando os guias que vibram com aquelas ervas ali maceradas.
Ao terminarmos o banho de descarga, devemos recolher as ervas e "despachá-las" em algum local de vibração da natureza como, por exemplo, num Rio (rio abaixo), no mar, numa mata, etc.; Ou até mesmo em água corrente.
Hoje em dia há banhos de descarga que são comprados prontos, mas não são recomendados, pois muitos não são preparados com o rigor que deveriam ser. Pois para preparar um banho, devemos colher as ervas certas, caso contrário, não há efeito positivo e/ou completo.
Após um Banho de Descarga, é aconselhável, que se tome algum Banho de Energização, com ervas de Oxalá, ou com as ervas do Orixá do médium.
Defumadores
É um preparado de ervas secas, com propriedades curativas e de proteção, sendo muito usado nesta categoria o Fumo (Nicotiana tabacum), associado á outras ervas. Representa traço marcante da cultura ameríndia adaptada aos cultos africanos no Brasil (Albuquerque, 1995).
Desde os tempos imemoriais, dos homens das cavernas, que a queima de ervas e resinas é atribuída a possibilidade da modificação ambiental, através da mesma. Na Umbanda, como em outras religiões, seitas e dogmas, usa-se também desse expediente, ao qual chamamos de Defumador, que tem a função precípua de equilibrar o ambiente de trabalho de acordo com a necessidade. O defumador pode ser de três tipos, à saber:
  • Mantenedor do equilíbrio: tem por finalidade reforçar o equilíbrio já existente no ambiente, e para tal serão usadas as seguintes essências: Incenso, Benjoim e Mirra.
  • Positivador do equilíbrio: tem por finalidade reforçar a parte positiva, para equilibrar as negativações, principalmente se existirem assistentes externos à corrente fraterna, e para tal serão usadas as seguintes essências: Alecrim, Incenso e Benjoim.
  • Negativador de equilíbrio: tem por finalidade negativar totalmente o ambiente, reforçando a parte negativa. Por motivos de segurança, e para evitar que um leitor se quede à fazê-lo, deixamos propositadamente de dar as essências necessárias, o que só poderá ser ministrado à alguns, e escolhidos a dedo.

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